A Escola


Histórico da instituição
O nome “Nossa Senhora da Fátima”:
Foi o nome escolhido á escola por estar localizada na rua ( que recebeu o mesmo nome) onde se encontra o santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Resgate Histórico da Gruta Nossa Senhora de Fátima:
O local onde hoje está o santuário de Nossa Senhora de Fátima em meados da década de 50 é muito visitado por Dona Eni Emília de Souza Coelho, que escolheu o lugar para fazer suas orações á Nossa Senhora de Fátima, da qual é devota. Diariamente, ia ao local acompanhada de sua filha Aparecida e do cachorro Negrito, que lhes servia de Guarda. Segundo ela, um lugar tranqüilo para as orações, pois só se ouvia o barulho das águas da cachoeira em meio à mata, lugar ideal para a construção de uma gruta em homenagem à Santa.
O terreno foi doado por seu Alvim Pereira de Medeiros e João Antero Dias. Dona Eni, juntamente com seu João Manoel Rodrigues e João Pereira de Medeiros, deslocaram-se até a Igreja Matriz no dia 16 de fevereiro de 1958, para expor a idéia ao Padre João, que, visitando o local, aprovou a iniciativa. Conta dona Eni que, no dia da visita, o céu escureceu e uma forte chuva pegou a todos que lá estavam de surpresa, porém, ninguém se molhou. Dona Eni afirma ter sido o primeiro milagre da Santa, que os protegeu e, garante que isso fez o padre concordar com a construção da Gruta.
No dia 09 de novembro de 1958, a imagem da santa doada por Edu de Souza, irmão de Dona Eni, sai em procissão da Igreja Matriz de Palhoça, acompanhada por dois automóveis, dois ônibus e oito caminhões, todos enfeitados com lírios, em direção á Gruta. A comunidade recebeu a imagem com fogos de artifício que foram lançados durante toda a semana.
Em função da gruta Nossa Senhora de Fátima, tanto a rua quanto a escola receberem o nome em homenagem à santa.
História da Santa Nossa Senhora de Fátima:


Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima é a designação pela qual é conhecida, na religião católica romana, a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, pelos católicos ,ou outras pessoas que acreditam em sua aparição durante meses seguidos para três crianças em Fátima , localidade portuguesa, em 1917. A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, ou a combinação dos dois nomes, dando origem a “ Nossa Senhora do Rosário de Fátima”, pois, segundo os relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do rosário.
No início, muito trabalho:
No primeiro ano de funcionamento, 1988, conta dona Maria do Carmo diretora da época que a comunidade teve papel fundamental na manutenção da escola. Todos se uniam para fazer o que era necessário. Bastava fazer uma reunião que o mutirão estava formado e a obra pronta. Podia contar, também, com apoio da Brasilpinho( Madeireira) e do açougue próximo à escola que doava ossos para enriquecer a sopa. Os pais dos alunos colaboravam com verduras e legumes para a merenda. É que quase não vinham verbas e a merenda nunca era suficiente. Por isso, investiam muito no Programa Horta na Escola, que lhes rendeu o primeiro lugar no concurso realizado.
Na primavera, faziam caminhadas e colhiam mudas de flores e folhagens para alegrar a escola, incrementando o jardim.
Como não havia material para as aulas de Educação Física, confeccionavam o que seria utilizado, juntamente com os alunos.
A Secretaria de Educação do município escolhia e enviava às escolas os livros que seriam utilizados pelos alunos. Os professores se reuniam na própria escola e selecionavam conteúdos a serem trabalhados no ano letivo.
O conselho de classe era o momento de parada para o professor somar todas as notas, dividi-las e atribuir uma média. Se algum aluno necessitasse de acompanhamento especial, em função de alguma dificuldade, comportamento, era a própria diretora quem resolvia.
O uniforme adotado era a camiseta branca com calça ou saia azul-marinho. E, com a troca de governo municipal (1989-90), quando assume o prefeito Paulo Vidal, o uniforme passa a ser fornecido pela prefeitura. Para os meninos, agasalho azul-claro e para as meninas, rosa-bebê.
Novamente com a troca de governo municipal (2005-2208), quando assume o prefeito Ronério heideschidt, o uniforme recebe novas cores e o mesmo fornecido pela prefeitura no início do ano 2006, sendo camiseta curta e comprida, branca com ribana vermelha com slogan em vermelho “ Palhoça bela por natureza”. Agasalho curto e comprido em vermelho com listra verde, sendo essas representando as cores da Bandeira do Município.

Justificativa para a sua criação e ampliação

Em outubro de 1987 é fundada a Escola Isolada Nossa Senhora de Fátima na comunidade do Aririú, em Palhoça, cujo objetivo é o atendimento das crianças provenientes das famílias que não tinham condições financeiras de arcar com despesas de transporte até o Colégio Estadual João Silveira, localizado na Avenida Bom Jesus de Nazaré. Sendo assim, o então prefeito Néri Brasiliano Martins, autoriza a compra do terreno e dá início ás obras.
Em março de 1988 é inaugurada a nova escola, contando com duas salas de aula, dois banheiros, uma cozinha, uma sala de direção e pátio arejado, tanto na frente quanto nos fundos da escola.
A princípio atende apenas quatro turmas, uma vez que dispõe de duas salas de aula:
1ª e 2ª série no turno matutino
3ª e 4ª série no turno vespertino.
A escola recebe, então, seus primeiros trabalhadores. Todos indicados e não concursados:
Diretora: Maria do Carmo Nienkotter.
ASG: Maria Sheimann de Campos ( a dona Santa)
Merendeira: Norma Filomena Ferreira.
Professores:
Márcia Joanildes Antero Ferreira ( 1ª série)
Araci de Brito (2ª série)
Neli Shütz ( 3ª série)
Maria Josélia Horstmann ( 4ª série)
No ano de 2000 deu-se início a compra do terreno estremando com os fundos da escola. No ano 2001 é concretizada a compra sendo o proprietário na época o Senhor José Silveira da Silva e Verônica Maria da Silva. O valor estipulado do terreno R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais).
Em 13 de outubro de 2004 dá-se início a obra e a empresa vencedora da licitação é a Construtora e Empreiteira Manoel Vieira LTDA ME, propondo a ampliação e reforma da escola, com o fornecimento dos materiais e mão de obra pelo preço global de R$ de 372,887,98 (trezentos e setenta e dois mil, oitocentos e oitenta e sete reais e noventa e oito centavos).
A construção da nossa escola é em formato de L constando 1 secretaria, 1 sala de direção, sala de professores com banheiro masculino e feminino, 1 banheiro para cadeirantes, um banheiro masculino com 4 vasos sanitário, um chuveiro, um mictório, 3 pias e espelho, banheiro feminino com 5 vasos sanitário, 2 chuveiro, 3 pias e espelho, 1 sala Coordenação Pedagógica, 1 pátio coberto e 8 salas. O responsável pela execução da obra é o engenheiro Tomaz Damian Prevê Neto.
No ano de 2005, mesmo a ala não sendo inaugurada a escola passa a utilizar 4 salas de aula e os banheiros dessas instalações pois, sede 4 salas antigas para a escola Antonieta Silveira de Souza, Guarda do Cubatão, sendo que a escola Antonieta apresentava neste período risco de vida aos alunos e professores que lá freqüentavam. Neste mesmo ano houve a quebra de contrato entre a empresa e a prefeitura. A empresa que assume o término da obra é a empreiteira JK, no final de 2005 com a saída da escola Antonieta começa a demolição do prédio antigo e a escola passa a ganhar uma nova ampliação sendo construída 3 novas salas, 1 refeitório, cozinha, sala de mantimentos, quadra esportiva com alambrado e iluminação e 1 sala de jogos com depósito e 1 banheiro.
Em 2006 continua o trabalho na escola tendo como meta o término das obras. Os muros são ampliados, o alambrado estremando com o Rio Aririú é construído, são realizadas a drenagem e terraplenagem do pátio escolar, ganhando a escola novas cores: vermelho e branco.
Com a mudança da nova escola mudou-se também o acesso da mesma com o intuito de facilitar e propor melhor segurança aos alunos que aqui estudam. Assim sendo no ano de 2006 a escola passa a ter um novo endereço, situado a rua: Nossa Senhora de Fátima S/N.
Sendo esta negociada entre o proprietário do terreno diretamente com a prefeitura. Neste mesmo ano a rua recebeu iluminação pública e a estrada encontra-se em processo de construção.
Em 2007 por interesse dos alunos da 7ª série, estes representados por Jéssica Barbosa, Thaiane Sell, Janaina Lehmkuhl, Cíntia Turnês dos Santos e Fernanda Letícia dos Santos, deu-se início a uma rifa de uma bicicleta para a execução e construção de um jardim. Com o apoio da prefeitura deu-se início ao projeto. Sendo construído o jardim em formato de círculo com 3 entradas e no centro deste, bancos com estilo de praça, acompanhados de grama, flores, árvores e palmeiras. No pátio encontra-se também um bicicletário e estacionamento para carros. Por intermédio da Secretaria da Educação a escola recebe estantes e fichários para implantação da Biblioteca Escolar.
Neste mesmo ano foi feito o último reparo na escola, recebendo uma nova mão de tinta e em 20 de abril de 2007 é realizada a inauguração da Escola com a presença de alunos, pais, professores, APP e autoridades.